Que temos que nos proteger do sol, disso a gente já sabe. Mas agora com o resultado da pesquisa realizada pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), temos que tomar cuidado também com a marca do nosso protetor solar em spray. É que dos dez produtos avaliados com FPS 30, nenhum trazia a real proteção escrita no rótulo. Ela varia entre apenas 13,1 e 22. Confira na tabela abaixo:
Além dos dados da pesquisa, os sprays só fazem uma leve cobertura na pele e a gente pode acabar inalando produto durante a aplicação.
Mas o que significa essa numeração no rótulo?
A pele já possui uma proteção natural (quanto mais melanina, mais proteção, mas isso não significa que pele negra não precisa ser protegida, ok?), com os filtros solares, nós potencializamos essa capacidade. Desse modo, o número que vem escrito na embalagem revela a duração que a pele ficará protegida em exposição ao sol.
Steven Q. Wang, porta voz do Skin Cancer Foundation (Fundação Câncer de Pele), deu uma entrevista ao The New York Times sobre a importância da correta proteção solar. A reportagem nos informou que fatores de proteção menores que 15, devem informar que não protegem contra o câncer de pele. E que ainda não foi claramente comprovado que o fator 50 protege mais que o 30.
A matéria na íntegra você encontra aqui. E aqui, você encontra o resultado completo da pesquisa da Proteste.