Herdeira da Beleza - Por Tássio Santos

Lojas físicas X virtuais

loja-virtual1

Hoje inaugurou a loja virtual da MAC aqui no Brasil. Uma marca conceituada em maquiagem que já era comercializada em solo nacional, inclusive em loja física, mas que agora tem um canal de vendas online direto com seus consumidores.

Isso me fez pensar sobre um fenômeno que vem ocorrendo comigo: as compras virtuais. Há um tempo atrás, a empresa de tecnologia, GroupM Next, divulgou um estudo afirmando que 45% dos entrevistados deixariam de comprar em loja física para comprar em loja virtual, caso recebesse um desconto menor que 3%. E esse número aumentaria se o desconto fosse de 5%; 60% dos entrevistados optaria pela compra online. E 90% acabaria comprando pela internet se o abatimento fosse de 20%. A pesquisa foi de 2012 e hoje eu acredito que o número de medrosos tenha diminuído.

Me parece que as lojas físicas são muito caras  (custos com o espaço, funcionários, provadores) e as grandes empresas estão observando o crescimento de fenômeno pra acompanhar o ritmo.

Em contrapartida, muita gente ainda tem receio de comprar pela internet; medo da compra não chegar, de vir danificada, de clonarem o cartão de crédito… No site brasileiro que notifica reclamações de consumidores, o Reclame Aqui, entre as queixas mais recorrentes (além das operadoras de celulares, claro!) estão as lojas virtuais.

Pânico a parte, aqui vão algumas dicas pra quem prefere ter a comodidade de esperar a compra em casa:

– Nunca se aventure em site desconhecido. Jogue no Google “compras (nome do site)” e veja se alguém já comprou ou teve problema com ele.

– Na rede de vendas nacional, o PagSeguro e o PayPal funcionam como facilitadores confiáveis nas compras. Algumas lojas internacionais também aceitam o  PayPal (lembrando que o valor do dólar ou seja qual for a moeda, é dado no dia do fechamento da fatura).

– Sobre as lojas internacionais, quase todas não oferecem frete grátis. E o frete gringo não é barato! Então veja se realmente vale a pena esperar mais de 30 dias pra pagar um preço muito parecido em solo nacional e ainda correr o risco de ser taxado . Se você costuma comprar fora, teve novidade sobre o frete internacional aqui. Por falar nisso, o governo brasileiro não tem facilitado as compras internacionais, o IOF (Imposto sobre Operações de Crédito) virou 2014 mais caro.

–  Algumas lojas oferecem a opção do Boleto, pra quem tem medo de usar o cartão de crédito talvez seja uma boa opção.

lojas-virtuais-online

A verdade que o comportamento dos consumidores tem convergido com as tecnologias digitais, bastam alguns cliques pra efetuar a compra e pronto! É tanta facilidade que tenho medo mesmo é da fatura no fim do mês.

Espero que vocês tenham gostado do primeiro texto do ano! Que todos tenham um 2014 mais bonito… Mas sem querer quebrar o romantismo da coisa… O tempo está passando e o que vocês estão fazendo o que pra ter uma vida mais saudável? Esse será o assunto do próximo texto!

Fonte: E-commerce News

Esse texto também foi publicado no Blog Primogênio Notícias.

Ei, vocês já estão seguindo o blog no Instagram? @hbportassiosantos
Corre lá pra ficar por dentro das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *