Herdeira da Beleza - Por Tássio Santos

Dublin: ruivos, limousine e irish breakfast fail

Eu voltei da Irlanda com a certeza de que Dublin, a capital do país, é a segunda maior comunidade brasileira do mundo. Sério. Nunca vi tanto brasileiro fora do país em um lugar só! Para vocês terem uma noção, as três primeiras pessoas que eu parei na rua para pedir informação eram brasileiras. Lá tem gente falando português em toda balada, todo pub, todo restaurante. Em todo lugar!

Daí eu conheci alguns e perguntei porque haviam tantos de nós alí. Bom, muitos deles queriam estudar inglês e Dublin é um dos destinos mais baratos. Mesmo assim, eu achei uma cidade cara pra se locomover, beber e morar. Se vocês quiserem, posso entrevistar uma amiga e fazer um guia de como estudar/viver em Dublin.

Apesar de um pouco cara, Dublin é linda e diferente de tudo que eu vi até agora. As casas tem uma arquitetura mega charmosa e, conta a lenda, que em 1861, quando o príncipe Albert morreu, a ordem da Rainha Vitória foi para que todos colocassem bandeiras pretas nas fachadas das suas casas em sinal de luto, mas os irlandeses fizeram o contrário e coloriram as portas. Ao que me parece, é também uma estratégia interessante para diferenciá-las, já que todas são muito parecidas. Muito.

IMG_8467[1] IMG_8461[1] IMG_8281[1]

Também gostei muito do centro da cidade porque dá pra fazer os principais pontos turísticos a pé: Spire, Saint Patrick’s Church, Christ Church, Dublina, Temple Bar, Grafton Street, Ha’penny Bridge (aquela ponte famosíssima), Guinnes Factory (a fábrica daquela cervejaria tradicional), Trinity College Dublin (onde foram gravadas cenas de Harry Potter)… Eu como fiquei hospedado na casa de uma amiga, nem me preocupei em pegar transporte.

IMG_8456[1] IMG_8465[1] IMG_8119[1]

Gostei de ter visto muitos ruivos lá! A Irlanda, juntamente com a Escócia possui uma taxa de ruivos elevada. E quando digo ruivos, eu me refiro só aos homens, porque eu vi pouquíssimas mulheres ruivas. Alguém me explica? Será que elas tingem? Fiquei fascinado com a beleza rara dos “cabelos de fogo”.

Eu fiquei fascinado também por ter andado de limousine pela primeira vez. Tava me sentindo bilionário lá dentro bebendo espumante no caminho pra balada! Muita riqueza!!!
IMG_8443[1]

Mas o que vai ficar na lembrança mesmo vão ser os momentos bebendo cerveja nos pubs. Adorei a vida noturna do Temple Bar, uma região boêmia que no governo quis destruir no passado, mas que hoje está firme e forte recebendo turistas. Quem gosta de sair pra beber com amigos vai a-mar o clima jovem livre do local.

IMG_8468[1]

Agora um drama. Na Irlanda tem o Irish Breakfast e o Fish and Cheaps, dois pratos típicos. O fish and cheaps é só peixe empanado e batata frita. O irish breakfast é aquele café típico americano, sabe? Ovo, bacon, feijão, salsicha, torrada… Esse eu queria provar. Mas foi minha primeira vez pegando num cardápio com tudo em inglês e muitas coisas eu não entendia. Então pedi errado um outro prato, que também estava muito bom. Mas não foi o que eu queria…

IMG_8454[1]

É isso, gente. Adoro registrar aqui no blog minhas aventuras porque me sinto conversando com amigos. Espero que estejam se divertindo tanto quanto eu. Viram as fotos e curiosidades no Instagram? Até a próxima!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *