Eu nem tava com planos de ir pra Itália, pelo menos por agora, mas eu e um amigo (obrigado pelas fotos incríveis, Zé!!!) decidimos de última hora fazer uma viagem juntos pra algum lugar. E aí já viu, né? Foi uma correria só, mas planejamos tudo com duas semanas de antecedência e deu tudo certo!
Passamos oito dias viajando por cinco cidades italianas: Milão, Veneza, Florença, Pisa e Roma. No final do texto eu deixo alguns links úteis para quem quer viajar pela Itália também. 😉
Milão me impressionou de várias maneiras! Primeiro porque todo mundo dizia não ter nada pra fazer lá. Nada a ver. Pra visitar Milão você vai ter que pesquisar porque ela não te apresenta um roteiro pronto com pontos turísticos clássicos. E Acho que foi justamente por isso que me surpreendi com várias coisas lá!
Logo na chegada, saímos pra fazer um passeio no centro e quando eu saí da estação de metrô eu vi a catedral mais incrível de minha vida. Assim, no susto! Tava totalmente despreparado psicologicamente pra ver a beleza e imponência da Catedrale Mariae Nascenti Milano quando ela apareceu do meu lado. Simples assim. Pela foto vocês vão falar “nossa, nem é tão bonita assim, Tássio!”, mas pessoalmente eu vi a riqueza de detalhes e o trabalho minucioso dos escultores. Foi emocionante pra mim!
Ao lado da catedral, eu andei pelo piso super famoso na Galleria Vittorio Emanuele. Uma galeria que abriga grifes caríssimas. Entrei na Louis Vuitton e saí correndo quando vi o preço da bolsa: 3.300,00 EUROS. Aproximadamente 1 milhão e meio de reais na cotação de hoje.
Atrás da galeria tem uma lanchonete muito famosa, um must go! em Milão. Tinha até fila pra entrar naquele lugar. Chama Luini e serve o melhor panzerotto da cidade. Pra vocês terem uma noção, a massa do panzerotto lembra um salgado comum, mas é crocante por fora e é recheado com presunto, queijo e molho de tomate. MELHOR SALGADO QUE COMI NA MINHA VIDAAAA!!! TO ATÉ FALANDO ASSIM GRITANDO PRA VOCÊS ENTENDEREM QUÃO MARAVILHOSO FOI COMER AQUILO!!!
Já que estamos falando em comida, vou logo dizendo que eu gastei muito dinheiro com comida lá. Além de ser maravilhosa, é um pouquinho cara. Você encontra restaurante baratos, entre 8 e 10 euros por exemplo, mas a comida é bem pouca. Essa coisas de gente rica não é comigo!
Foi lá em Milão também que eu comi a melhor comida EVER! Todo mundo perguntou o que era isso quando eu postei no instagram e agora vou responder: é uma tortinha assada de bacalhau com espinafre e molho vermelho. VELHO, O MOLHO DELES É SENSACIONAL!!! NO PONTO!!! NEM MUITO DOCE, NEM MUITO ÁCIDO, PERFEITO!!! Mas quem me conhece sabe que isso não me enche mesmo kkkkkk
Foi também em Milão que eu tomei o melhor sorvete. Calma, gente! Eu sei que tem mais cidade pra entrar no post, mas foi porque eu voltei apaixonado por Milao.
Então, o sorvete em si é bom em toda a Itália. Agora varia de gelateria para gelateria. Eu entrava em qualquer uma e pedia sabores diferentes pra testar e, por um acaso, o melhor deles foi em Milão. Mas eu tomei um de chocolate amargo com framboesa em Roma na famosa Las Palmas que também foi divino!
Pra quem não sabe, a Santa Ceia de da Vinci está em Milão e óbvio que eu fui lá ver, né. Pra comprar o ingresso você tem que reservar pela internet e pro dia que a gente reservou, os funcionários fizeram uma greve. A gente se sentiu perdendo ENEM deparando com o aviso na nossa cara! Mas a gente voltou no outro dia e conseguimos visitar. Eu me senti Dan Brown analisando tudo e, sinceramente, não sei descrever o sentimento que senti. Me surpreendi.
Chega de Milão!!! Hahahahha
Depois nos fomos pra Veneza. Eu nem acreditei quando desci do trem. Na verdade eu não to acreditando que agora estou aqui escrevendo que estive lá. A cidade é incrível, tava fazendo muito frio, não tava chovendo e eu não senti mal cheiro algum lá.
A cidade foi projetada pra ser um cartão postal, gente! Certeza que ela é mais bonita por foto do que pessoalmente, mas a magia é estar lá tirando fotos kkkkk… E ah, assunto meio polêmico agora. À noite, a cidade perde um pouco da beleza. Achei mal iluminada, não dá pra ver direito a cor da água, enfim… Embora ela não perca o romantismo, tá? Pelo contrário. É um ótimo destino pra curtir a dois.
E não, eu não andei de gôndola porque eu não tinha 80 euros pra pagar no passeio. É, 80 euros!
Florença foi minha terceira parada. Amei também! Ver a estátua de David foi surpreendente pra mim porque ela é muito grande, riquíssima em realismo e eu não achei o pinto dele pequeno. Falei.
É em Florença também que fica a perfumaria mais antiga do mundo e óbvio que eu fui lá ficar mais pobre. E bem mais pobre. Tudo muito caro, mas tudo muito cheiroso.
Deixa eu correr pro texto não ficar longo…
Depois fomos pra Pisa. Não passamos nem um dia completo lá porque é só a torre mesmo e pronto. Não tem muito o que ver. Reza a lenda que a igreja Santa Maria della Spin guarda um dos espinhos da coroa de Jesus Cristo, mas ela tava fechada.
A torre é bem mais torta pessoalmente! Por foto não dá pra ver direito, tirei essa outra aqui para vocês verem mais ou menos:
E por fim, Roma. Por ser uma capital, tem tudo que uma cidade grande tem e mais um pouco. Queria ter ficado só mais um pouquinho pra curtir a noite romana que é super famosa. Mas essa vida de andarilho não é fácil. A noite eu tava sempre muito cansado.
Fui no Vaticano e gostei muito do passeio, mas nada muito impressionante pra mim. A praça da Basílica de São Pedro é pequena, mas por dentro ela é linda. Adorei ver Pietá do Vaticano por Michelagelo. Aliás, ver várias obras de arte e visitar lugares históricos me deixou muito incomodado, eu expliquei melhor essa inquietação aqui. Já o museu do Vaticano é maravilhoso!!! É lá que tem a Capela Sistina e eu poderia ter ficado horas olhando pro teto porque realmente é muito bonito.
Também fui no Coliseu e me senti no filme jogos vorazes. Pra quem já assistiu o filme, acho que não preciso falar mais nada, né? O lugar é lindo, enorme e mais bonito do que eu tava imaginando.
Dá uma saudade só de contar aqui pra vocês como foi minha viagem… Ai, ai.
Foi isso, gente! Fiz um texto extra contando um pouco mais da viagem. Vale a pena conferir. Clique aqui.
Links importantes:
Passagem de trem: http://www.trenitalia.com/
Bilhete do Museu do Vaticano: http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?do
Bilhete do Coliseu: http://www.rome-museum.com/colosseum-tickets.php
Bilhete da Santa Ceia: vivaticket.it
PS.: Compramos pela internet, pagamos um pouco mais caro, mas evitamos fila. A Santa Ceia é só pela internet. E o Coliseu você pode comprar o ingresso pelo Palatino ou Foro Romano, que tem muito menos fila, e deixar o Coliseu para visitar por ultimo, já que o ingresso vale pra todos esses monumentos.
oii estou fazendo o meu roteiro do mochilão,porem estou com uma duvida se devo comprar passagens de roma para veneza ou de veneza para milão antes pela internet ou posso deixar para compra no dia,vi alguns relatos sobre diferença de preço mas nenhuma matéria falando realmente sobre isso,espero que me ajude
pela internet é mais barato, pelo menos quando eu pesquisava.
Olá! Aodrei seu relato! Estou programa do uma viagem para a Itália, mas ainda estou com dúvidas para o roteiro! Vcs ficaram quantos dias em cada local? Como se deslocaram de um ponto a outro? Vale a pena comprar a passagem internacional de ida e vinda para a mesma cidade? (Brasil-Roma, por ex.)
Aline, com relação à passagem aérea, é melhor tu pesquisar porque eu já estava na Europa quando fui pra Itália. É sobre o tempo em cada lugar, depende do que vc quer fazer. 2, 3 dias nas cidades grandes eu já acho um tempo justo. Só em Veneza e em Pizza que eu só fiquei um dia e não senti falta de mais tempo porque não tem muito o que fazer. Em pizza só tem a torre mesmo e acabou kkkkkk
E nós viajamos de trem de uma cidade pra outra.
Compraram bilhetes de comboio online?
Sim! No trem itália 😀