A pele negra precisa de cuidados específicos para se manter bonita e saudável. Por ter a tez escura, muita gente acaba deixando de canto alguns cuidados básicos, como hidratar e proteger do sol. Mas será que essa é a opção correta?
Ao Blog Herdeira da Beleza, Katleen Conceição deu cinco dicas que merecem zelo. Nacionalmente conhecida por ser uma das poucas referências em pele negra, Katleen é dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser.
Também já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e da Santa Casa de Misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Ela já apareceu aqui em uma lista que blogueiras negras para seguir.
1 – Filtro Solar.
Pessoas negras tem mais melanina, substância responsável por pigmentar e proteger a pele contra o sol. E aqui já nasce o primeiro mito. Muita gente acha que não precisa usar filtro solar, o que segundo Katleen é um erro. A dermato aconselha filtro solar com FPS 30. “O filtro com cor é indicado para evitar manchas pois ele bloqueia a luz visível”, conta.
2 – Como evitar manchas na pele.
E justamente pela quantidade de melanina que a pele negra mancha mais fácil que a pele branca. Ela diz que tem que reaplicar o filtro solar de três em três horas para garantir a proteção. Como é uma coisa que nem todo mundo faz, por não se lembrar ou por estar com maquiagem, fica a minha dica dos filtros em spray porque facilita na aplicação.
3 – Esfoliar a pele evitar foliculite.
O pelo na pele negra costuma ser mais grosso e ter dificuldade para nascer, o que segundo Katleen pode ocasionar foliculite (inflamação do folículo capilar). “O esfoliante auxilia para melhora da foliculite, porém o melhor método é um laser de depilação”, recomenda.
4 – Hidrate sua pele.
A pele negra tende a ser seca no corpo e oleosa no rosto. No corpo, a tez é mais seca pois possui menor quantidade de lipídios, o que não ocorre no rosto. Por isso, a hidratação nessas áreas precisam ser diferentes. Ela alerta que banhos muito quentes e sabonetes em barra não ajudam as peles secas. Para hidratar, use cremes densos que contenham óleo de amêndoa, ureia, óleo de algodão ou manteiga de karité.
5 – Removendo cravos.
Existem vários tratamentos para melhora dos cravos na pele negra. Katleen indica lasers fracionados não ablativos que melhoram as manchas provocadas pela acne.
não consigo encontrar um protetor que tenha o meu tom de pele,fica muito claro os tons q saõ pra pele negra
É difícil mesmo. Eu já testei um de farmácia e gravei vídeo, dê uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=JPrpvBeoBCU