Você não deve ter notado, mas a maquiagem High Definition (HD) mudou. Por mais que ainda se estranhe a pele brilhando na frente das câmeras, já existem técnicas pra deixar a pele naturalmente viçosa. Quem ajuda a constatar isso são as estrelas dos seriados.
Quando se fala em preparação de pele, tenha em mente que sua rotina de cuidados talvez seja até mais importante do que o maquiar em si. Katleen Conceição, dermatologista referência em pele negra no Brasil, já nos deu cinco dicas essenciais pra manter a pele bonita e saudável. E, caso você depile, ela também já ensinou como tratar foliculite.
Com a pele bem cuidada, com certeza a maquiagem vai ficar mais bonita. Mas não é só isso. A maneira como você aplica a base, corretivo e pó também ajuda no resultado final. Não tem nenhuma regra, tá? Trouxe esse vídeo da escola Make-up Atelier Paris pra justamente mostrar que cada profissional trabalha de uma maneira. Eu, por exemplo, prefiro aplicar a base com pincel e dar acabamento com a esponjinha.
https://www.youtube.com/watch?v=kzRDIBMar2o
Mas, se não tiver a maquiagem certa, de nada vale a técnica. A Make Up For Ever completou recentemente todo seu arsenal de produtos de pele com tecnologia Ultra HD. A fórmula antiga dos produtos já não dava conta da altíssima resolução 4K das câmeras. Segundo a marca, a nova composição ajuda a criar uma pele completamente invisível em frente às câmeras e a olho nu.
E quer saber qual a principal diferença entre os produtos? Os novos entregam mais luz e deixam a pele mais radiante, até mesmo o pó, o Ultra HD Pressed Powder, que promete um efeito mate luminoso. Deu pra entender? Annalise Keating explica!
A pele de Annalise, personagem de Viola Davis em How To Get Away With Murder, é de dar inveja! Dá pra perceber que a maquiagem tem um brilho natural, nada muito exagerado. O acabamento é um híbrido entre fosco e radiante.
E que fique claro que quando falamos de pele natural, não estamos tratando necessariamente de menos maquiagem. Sergio Lopez-Rivera, maquiador da atriz, já falou que a maquiagem dela é basicamente uma máscara, mas na melhor maneira possível. Ele não revelou o que usa, mas já rolou por aqui um tutorial inspirado na maquiagem da personagem.
Outro exemplo pra constatar essa tendência é Tracey, personagem de Michaela Coel em Chewing Gum. A protagonista, que também é escritora da série, aparece com uma pele bem fresca e uniforme. A maquiagem tem um viço tão bonito, mas tão bonito, que parece que ela acabou de se aprontar.
Se você tem a pele oleosa, não precisa correr porque na preparação de pele do manual olho preto estilo gringa tem uma sugestão pra alcançar o resultado. E o manual de maquiagem masculina pra foto e vídeo tem uma proposta parecida.
Quem também tem a maquiagem assim é Susan Wokoma, que interpreta Cynthia (a irmã de Tracey), em Chewing Gum, e Raquel, em Crazyhead. Nessa última, ela mostra uma pele bem iluminada, técnica bastante comum em tapete vermelho, mas bem atípica em televisão.
O acabamento é de maquiagem naturalmente suada – o que talvez seja a intenção, já que a personagem vive correndo atrás de monstros. A pele da atriz é de babar de tão linda! O manual da pele negra luminosa ensina como conseguir uma pele iluminada sem segredo.