Eu não acreditei quando soube que havia gente que vinha andando do mundo todo para Santiago de Compostela. Na verdade eu não entendia porque pessoas caminhavam centenas de quilômetros para vir cá.
Foi quando eu descobri que a cidade é o terceiro destino religioso mais famoso do mundo, ficando atrás apenas de Roma e Jerusalém. Hoje, os peregrinos fazem esse caminho, não só para pagar uma promessa, por exemplo, mas também por ter virado um destino turístico muito requisitado. A cidade e todos os caminhos para Santiago de Compostela são reconhecidos como Patrimônio Mundial da UNESCO. Olha só o mapa:
Quem for peregrinar a pé para Santiago de Compostela, sabia que há conchas e setas trilhando o caminho. Elas eram usadas antigamente para beber água durante o percurso e indicar o caminho. E é exatamente por isso que hoje são um símbolo da cidade.
Inclusive tem lojas de lembrancinhas por todo centro histórico vendendo miniaturas. Talvez seja uma boa recordação da cidade. Os preços são a partir de 3,00 euros. Quem achar mais barato isso nas miniaturas, se joga!
O idioma local é gallego. Para quem fala espanhol, não deve ser difícil acompanhar mais um dos quatro idiomas reconhecidos pela Espanha. E pelo fato da região estar bem próxima à Portugal que eu achei o gallego ainda mais parecido com o português, do que o espanhol.
Já com relação a comida típica, eu experimentei muita coisa diferente. Vamos começar pelo caldo de mariscos e o famoso polbo (polvo) grelhado. Eu já tinha comido polvo antes, mas não tinha gostado. Mas dessa vez eu amei a carne! E continuei não gostando da pele… Não posso esquecer de mencionar o bendito percebes, um marisco local que mais parece um pata de sei lá o quê. Também não gostei, risos! Mas minha amiga – que tanto insistiu para eu comer – falou que também não gostou de primeira e hoje ela ama. Bom, vamos tentar numa próxima oportunidade. Em compensação, comi um baralhau… Hmmmmmm… Santo Dios!!!
Polbo com pimentos:
O dito cujo:
Eu vendo essas fotos e falando com vocês me veio até o cheiro da comida. Droga. Vou ter que voltar lá!
Gente, agora é sério. Momento frustração: a fachada da catedral estava em reforma. Pois é! Nem tirei foto. Olha só o que eu perdi:
Mas dei sorte de assistir uma missa lá dentro. Não foi assim tão mau, vai:
Ver a fachada da catedral coberta foi interessante porque eu pude assim buscar outras atrações pela cidade. E também deu pra fazer fotos do lado de trás da catedral:
E claro que vale a pena passar por outros pontos da cidade e ver peregrinos chegando de toda parte do mundo. É emocionante!
Eu fiquei encantado com a Espanha e pretendo conhecer outras cidades, como Madrid e Barcelona. Nos vemos na próxima, certo? 🙂
Siga o Instgram do blog para acompanhar as novidades!
Fotos muito lindas. Lindo blog. Parabéns.
Obrigado pela passagem aqui no Blog. Bjss!!
Reblogged this on Basta! and commented:
Não basta! Nunca bastará!