A convite do Hostel Art Factory, vim contar como foi minha experiência em Buenos Aires. Não será exatamente um guia de viagem, e sim um texto contando minhas impressões da cidade. Foram oito dias passeando pelas ruas portenhas e provando muita, mas muita comida argentina.
Assim que cheguei, eu fui passear pelo centro da cidade. Adoro assistir o vai e vem de gente com pressa nos grandes centros urbanos. Eu cheguei dois dias antes do feriado de 25 de maio, data importante no processo de independência argentina, e tinha cartazes convocando para manifestações (que não seriam no feriado) e muita propaganda política por toda parte.
A população está muito descontente com o governo Macri, especialmente nas últimas semanas, quando a Suprema Corte decidiu reduzir a pena dos ditadores condenados pela metade. O Senado vetou o alívio uma semana depois, mas o governo segue impopular.
O Hostel Art Factory fica em San Telmo, um bairro central bem movimentado que, durante o dia, é ocupado por gente que trabalha no microcentro, mas que cede lugar pra boemia de bares e restaurantes à noite. É um lugar para você passear sem compromisso.
https://www.instagram.com/p/BUt9_o0lCBx/?taken-by=herdeiradabeleza
É também nesse bairro que acontece a famosa feira de artesanato de San Telmo, sempre aos domingos, na rua Defenza. Há alguns vários antiquários para quem, assim como eu, adora um brécho. Sem falar na famosa estátua de Mafalda, do artista Quino. Tudo isso bem pertinho do hostel.
Apesar de estar mais presente no centro da cidade, eu vi por todos os bairros que eu andei um movimento de contracultura muito forte. Tem muita pichação, grafite e mensagens espalhados por toda cidade.
https://www.instagram.com/p/BUj3HpqF2Rl/?taken-by=herdeiradabeleza
A arquitetura local também é peculiar. A gente consegue ver as referências europeias em todo canto. O mais engraçado é que esses estilos se misturam e, numa mesma quadra onde tem um prédio com detalhes franceses, tem também um inglês e um outro mega moderno.
https://www.instagram.com/p/BUhv9eJFQ79/?taken-by=herdeiradabeleza
E já que estamos falando de modernidade, Puerto Madero foi um dos bairros que eu mais gostei de conhecer. Ele fica ao lado de San Telmo e eu fui andando do hostel. Eu recomendo ir no finalzinho da tarde e pegar pôr do sol. Os prédios super modernos refletem a luz no rio e deixam o cenário ideal para ótimas fotos.
https://www.instagram.com/p/BUmXVVNF7uG/?taken-by=herdeiradabeleza
Também vai curtir Puerto Madero quem gosta de culinária. Às margens do rio estão restaurantes incríveis e os preços nem são muito caros. Quem me acompanhou pelo instagram viu que tinha dia que eu almoçava ou jantava duas vezes. Aliás, não paguei caro em nenhum lugar que eu fui. Comi muito bem e paguei um preço justo mesmo com a inflação lá em cima.
Os vinhos também estavam muito baratos. Peguei uma promoção de malbec no supermercado que olha, isso que é pagar barato por um bom vinho. Também trouxe doce de leite, mas eu tenho que confessar que os que são produzidos no Uruguai são incrivelmente melhores. Quando estive lá, procurei pelas marcas Canaprole e Nitito.
https://www.instagram.com/p/BUnC2eQF2ym/?taken-by=herdeiradabeleza
A bendita da inflação também não me deixou comprar muita coisa. Cosmético e roupa estava impraticável. Não que tivesse muita lá opção pra pele negra, já que menos de 4% da população de lá é negra, mas nem um batonzinho tava valendo a pena comprar. Lá você encontra Maybelline, Rimmel London, Max Factor com facilidade.
Se os preços das marcas de farmácia não me atraíram, os das grifes me mandaram pra longe. Os produtos da MAC, Kryolan (já falo do curso), Dior, Guerlain, Lancôme estavam impossíveis! Tudo mais caro que aqui. Eu tinha planejado todo um roteiro com dicas de marcas locais, mas achei tudo caro.
O curso na Kryolan foi muito bom. Mais do aprender uma técnica de maquiagem em si, eu aprendi a manifestar verbalmente muita coisa que eu não sabia explicar. Já reformulei, inclusive, os meus cursos de maquiagem com as dicas que eu aprendi lá.
https://www.instagram.com/p/BUshBsSlku9/?taken-by=herdeiradabeleza
Acho que uma semana foi o suficiente pra ter um panorama da cidade. Como eu estava viajando sozinho, não tive pique de sair pra balada. Mas eu fiquei com um gostinho de conhecer a noite de Buenos Aires fora dos restaurantes. Aliás, depois da Argentina eu fiquei com muita vontade de conhecer outros países na América Latina.
Olá, Tassio.
Tudo bem?
Queria saber mais do curso que tu fizeste na Argentina. Tens algum post/ vídeo falando sobre isso?
Quero muuuuuito saber mais sobre, qual contato lá… Enfim, se puder me ajudar, te agradeço demais!!