Herdeira da Beleza - Por Tássio Santos

Cinco motivos para parar de usar sabonetes anti-bacterianos

 

458112

No final do ano passado, a Food and Drug Administration (Administração de Comidas e Drogas dos Estados Unidos, FDA) mudou sua forma de pensar sobre os sabonetes anti-bacterianos e nos alertou sobre esses itens. Acontece que após décadas de pesquisa, não ficou claro que o triclosan, substância usada como ingrediente ativo nos sabonetes para exterminar bactérias, é realmente mais eficaz do que o sabonete comum.

As marcas terão até 2016 para provar que compensa optar por esses sabonetes, do contrário terão que retirar os produtos das prateleiras nos Estados Unidos e isso deve afetar os brasileiros também. Mas talvez não devêssemos esperar até lá para suspender o uso desses produtos, pois o Smithsonianmag reuniu alguns artigos para nos convencer a tirar esse item de nosso banheiro.

1. Sabonetes antibacterianos não são mais eficazes do que o sabão convencional e água . Conforme o relatório da FDA, as pesquisas não produziram nenhuma evidência de que o triclosan fornece quaisquer benefícios para a saúde, em comparação com sabão à moda antiga.

2. Sabonetes antibacterianos tem o potencial para criar as bactérias resistentes aos antibióticos . O uso pesado de antibióticos pode fazer com que a resistência, o que resulta de um pequeno subconjunto de uma população de bactérias com uma mutação ao acaso que permite a sobreviver à exposição à substância química. Se esse produto químico é usado com freqüência suficiente, ele vai matar outras bactérias, mas permitir que este subconjunto resistente a proliferar. Se isso acontecer em uma escala suficientemente grande, pode essencialmente inutilizar esse produto químico contra a cepa de bactérias.

3. Os sabonetes poderiam atuar como desreguladores endócrinos.  Uma série de estudos  descobriram que, em ratos, sapos e outros animais, triclosan parece interferir com a regulação do corpo de hormônio da tireóide, talvez porque se assemelha quimicamente o hormônio de perto o suficiente para que ele possa se ligar a seus sítios receptores. Se este é o caso em humanos, também, há preocupações de que poderia levar a problemas como a infertilidade, artificialmente avançado puberdade precoce, obesidade e câncer.
4. Os sabonetes pode levar a outros problemas de saúde, também . Há evidências de que crianças com exposição prolongada ao triclosan têm uma maior chance de desenvolver alergias, incluindo a alergia a amendoim  e febre do feno. Os cientistas especulam que isso poderia ser resultado de uma menor exposição a bactérias, o que pode ser necessário para o bom funcionamento do sistema imunológico e desenvolvimento .

5. Sabonetes antibacterianos são ruins para o meio ambiente.  Quando usamos um monte de triclosan em sabão, o que significa uma grande quantidade de triclosan fica lavada pelo ralo. Pesquisa mostrou que pequenas quantidades do produto químico pode persistir após o tratamento em estações de águas residuais, e como resultado, as pesquisas USGS tem frequentemente detectado em riachos e outros corpos de água. Uma vez no ambiente, o triclosan pode perturbar as algas na sua capacidade de realizar fotossíntese.

A marca de sabonetes mais popular no Brasil, a Protex, não usa o triclosan em sua fórmula. Procurada pela HB, a marca disse que “a prova da eficácia de Protex foi analisada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”. Acontece que é usada na fórmula dos sabonetes o triclocaban, um ingrediente que pode fazer mal a bebês. A marca não se pronunciou sobre esse assunto.

O que fazer para substituir?

1

Uma boa opção é álcool em gel. Se você é daquelas pessoas que sentem a necessidade de manter a mãos livres de bactérias, pode aderir por álcool em gel. Além de ser mais prático porque pode ser feito em qualquer lugar.
Mas o álcool em gel não substitui a lavagem por não remover totalmente a sujeira.

Minha dermatologista mandou eu suspender de vez o uso porque eu estava tendo dermatites constantes, ou seja, irritação na pele. A explicação que ela me deu foi porque o sabonete estava tirando bactérias importantes para a proteção da pele.

Aqui o anuncio da FDA sobre os riscos. E a
qui está o relatório completo da FDA sobre as pesquisas do triclosan.

Todas as fontes estão em links durante o texto. A minha preocupação em passar informações comprovadas é primordial para consolidar um jornalismo científico digno de sua leitura.

7 thoughts on “Cinco motivos para parar de usar sabonetes anti-bacterianos

  1. Em agosto de 2014, comecei uma guerra contra uma alergia absurda que apareceu no meu corpo todo. Uma coceira, com manchas avermelhadas grotescas, independente de clima, estado emocional ou qualquer outro fator. Fui a vários médicos que diagnosticaram como urticaria nervosa demográfica, que duraria em torno de 6 meses. Foram mais de 3 anos a base de antialérgico pra conseguir viver. No ano passado fiz uma cirurgia, e o meu médico receitou o uso de Protex somente na região da cirurgia por 3 dias. Como assim eu usava Protex a mais de 20 anos, 2 banhos por dia, no mínimo? Resolvi, com muita dificuldade, pois criamos hábitos, trocar o sabonete por sabonetes com hidratantes. Pronto. Meus dias, meses, anos de Alektos(antialérgico)foram embora.
    Sim, o uso contínuo de sabonete antibacteriano não faz bem a pele. Pois matam até as necessárias para defesa que o próprio organismo desenvolve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *