Herdeira da Beleza - Por Tássio Santos

Dá para usar maquiagem fora da validade?

Depende. Mas antes de acabar o texto aqui, quero problematizar sobre esse assunto.

Certo dia, eu estava conversando com uma de minhas amigas e ela me perguntou onde se via a validade dos produtos importados dos Estados Unidos. Para quem não sabe, deve-se procurar por esse desenho, que representa o tempo de validade depois de aberto. Por sinal, onde houver esse coelho escrito cruelty free significa que a marca não testa em animais:

IMG_6355[1]  IMG_6354[1]

Ela verificou no seu batom, viu que já tinha passado do praza há muito tempo – embora tivesse usando sem problemas – ficou com medo de qualquer alergia e jogou fora.

Por quê é diferente dos produtos brasileiros?

A Foods and Drugs Administration (FDA), órgão responsável por isso nos Estados Unidos, não obriga nenhuma marca de cosmético a colocar data de validade, pois, segundo nota emitida, isto é apenas uma estimativa de quando o produto irá vencer, já que depende muito da forma de manuseio, local estocado, quantas vezes foi aberto e outros fatores externos.

Já no Brasil,  a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária considera o prazo de validade do produto a partir da data de produção. Cada país tem um órgão agindo de uma maneira.

Mas então por quê as marcas colocam voluntariamente?

Pensando enquanto dono de uma grande empresa, qualquer problema que viesse a ocorrer com algum consumidor, seria uma segurança de minha parte recorrer a validade do produto e ter um plus a meu favor. Mas, ao que me parece, essa só é uma peça de um enorme quebra cabeça chamado Fast Fashion/Fast Beauty. Onde tudo nos induz a comprar, comprar e comprar.
E é em cima desse medo de “dar alergia”, o mesmo que atingiu minha amiga do início do texto, que a fez jogar fora e comprar outro. Por isso, as validades estão cada vez mais curtas. Tem maquiagem no mercado vencendo com 6 meses!

Mais cuidado com todo e qualquer produto fora do prazo da validade, afinal, a quem deve-se recorrer depois de problemas causados por produto vencido? Pois…

O que fazer?
Completando a pergunta inicial do texto, eu observo a textura, cheiro e cor de tudo antes de usar – mesmo que eles estejam dentro do prazo de validade, afinal de contas isto é só uma estimativa, ou seja, pode vencer depois ou antes. O cuidado com o armazenamento também significa muito. Depois faço um texto sobre isso.

Mas e vocês, já deixaram de usar algum produto porque estava vencido? Já tiveram problemas com eles ainda dentro da validade?

Siga o Instagram do blog!

4 thoughts on “Dá para usar maquiagem fora da validade?

  1. Olha esse negocio de validade é um assunto polemico e super importante.
    Eu admito que uso muitas coisas depois de vencidas.
    Nunca tive problemas com isso (alergias).
    Só uso se o cheiro ainda estiver tranquilo. Eu tenho um batom da O Boticário por exemplo que esta vencido desde o inicio do ano e ainda esta com o cheiro e gosto de um novo.
    Já um da AVON, no mesmo mês que venceu o gosto já ficou ruim e o cheiro insuportavel. Tive que jogar fora.
    Isso pode me prejudicar? COM CERTEZA.
    Mas dá uma dó jogar os bagulhos fora (apesar de que joguei dois quartetos de sombra da AVON fora ontem).
    Beijos, Camila

    1. Eu ainda não tive problema com nenhum marca dos produtos fora da validade que eu uso. Mas a dica de prestar atenção do cheiro é muito boa! Obrigado, querida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *