Herdeira da Beleza - Por Tássio Santos

A kardashianlização dos rostos

Os dados do Censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que, nos dois últimos anos, o número de procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% no país. Entre os tratamentos, o preenchimento ocupa o primeiro lugar. E certeza que você já sabe onde. Mas onde as pessoas se inspiram pra modificar o corpo? 

Verdade seja dita, Kim Kardashian colocou a técnica do contorno no mapa. Não que seu maquiador tenha inventado nada. JLo, Beyoncé e Rihanna são só alguns nomes que faziam isso há muito tempo. Mas essa mulher definitivamente popularizou a técnica na internet.

Acontece que as pessoas ficaram tão obcecadas, mas tão obcecadas, que isso passou de uma “simples” técnica de maquiagem para uma transformação mais duradoura. Aí vem o preenchimento labial, a bichectomia, o botox… Algumas são temporárias, mas outras não. E de repente todo mundo ficou com o mesmo rosto!

Caso já tenha passado pela sua cabeça realizar algum procedimento estético, é bom ter consciência que os padrões de beleza mudam de tempos em tempos. Pra saber o do momento, basta entrar no instagram e ter uma ideia: sobrancelhas grossas, bochechas marcadas e lábios gigantes.

Mas atenção, é importante pontuar que os lábios carnudos só são vistos como bonitos se estiverem em uma pessoa branca, afinal sempre foi uma característica muito forte do povo preto ter os lábios grossos e nem por isso estava na moda.

A questão é que, como já foi dito, os padrões de beleza mudam. O belo da década passada já é visto hoje como brega, ultrapassado, vulgar (uma palavra que eu odeio). Um exemplo? A moda do peitão que fez milhares de brasileiras irem às clínicas injetarem próteses. Uma prova? A pesquisa SBCP que mostrou que, de 2014 até os primeiros meses de 2015, o número de intervenções para a troca de um implante de silicone grande por um modelo menor aumentou 15% aqui no Brasil.

Basta observar os famosos e constatar. Vários já disseram que reduziram o tamanho dos seios: Victoria Beckham,  Heidi Montang e mais recentemente Anitta. Ou seja, sai peitão e entra peitinho no mundo da moda. Qual o problema disso tudo? Nenhum. Você está livre pra fazer o que bem entende com seu corpo.

15 thoughts on “A kardashianlização dos rostos

  1. Para todas que postaram bosta, caguei pra vcs. As brancas podem se transformar não é problema nenhum, as negras “ai que horror, cadê a beleza natural” Vão se enxergar. Isso é o racismo de vcs caucasianos, se as mulheres negras modificaram seu rosto e corpo foi para entrar em km padrão ocidental, para conseguir emprego, para serem aceitas. Já pessoas brancas ao se transformarem em pessoas “semi-negras” estão se apropriando da cultura negra. São descendentes de orientais que são descendentes de ocidentais, essa é a origem das kardashian, ou seja elas não são negras.

  2. É bizarro hoje como pra vc ser considerada bonita, tem que estar maquiada, com camadas e camadas de maquiagens, e posteriormente, produtos e produtos pro cuidado da pele que parecem ser a nova religiao atual, e a consequente padronização da beleza que incentiva e busca o ‘diferente’. É hipócrita, é medíocre cultuar estética, afeta a auto estima de milhares de garotas que nao estao dentro desse padrao de beleza.

  3. É bem isso mesmo! Tá dando preguiça, principalmente olhando os perfis de maquiadores profissionais que parece estarem apenas dando repost uns dos outros. Meu deus! Cadê a identidade das pessoas, os rostos reais?

      1. Nossa realmente viu ta muito surreal essas maquiagens,parece que ninguém tem identidade mais…peles muro carregadas bocas mentirosas não gosto de maquiagem que não me faça me reconhecer depois no espelho,tenho que me aceitar é apenas melhorar o que Deus me deu,daí você tira q maquiagem e fica triste por lembrar que vc é outra pessoa.ha limites pra tudo a maquiagem é muito democrática mais se tem uma coisa que nunca sai de moda é bom senso,tem coisas que não fica bem em todo mundo !

    1. Eu tenho carinha de lua, e estou esperando a moda chegar kkkkkk
      Eu não vou ter o trabalho de me adaptar a uma moda, a moda se quiser se adapte a mim o 3 o

  4. Lá fora há uma discussão grande sobre como as Kardashians pegam características negras e usam como algo inédito. O povo aplaude e segue porque elas são brancas.
    Tem muita mulher negra que se modifica tanto que parece sem identidade étnica. Vergonha de ser negra?
    A única beleza que não sai de moda é a real, a natural, a sua. Porque traz a sua história, mostra quem você é, de onde você veio, quem é sua família… O resto é balela datada.

    1. Lê meu comentário lá embaixo queridinha, vc não é negra pra escrever o que escreveu, vc é branca, entenda seu privilégio e não fale sem compreender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *