Herdeira da Beleza - Por Tássio Santos

Base para pele negra vende?

Depois do sucesso da Fenty Puma, coleção de calçado de Rihanna, foi a vez do mercado da beleza ser agraciado pela garota de Barbados. A linha de maquiagem Fenty Beauty foi lançada semana passada, mais precisamente dia 8 de setembro, no início da NYFW, com o lema de maquiagem para todos. Mas será que é pra todo mundo mesmo?

Não foi a primeira vez que a cantora se envolveu com o mundo das maquiagens. Já teve coleção de final de ano na MAC e até colaboração na linha Viva Glam. Desse vez, Rihanna mostrou que não está pra brincadeira e lançou sua própria linha com primer, base, corretivo, pó, contorno, blush, iluminador e gloss. A base? 40 cores que vão desde o tom mais claro até o tom mais escuro. 

Ficou claro que, desde o clipe promocional, sua linha iria abranger todos os tons de pele. #PraCegoVer: No vídeo, modelos de 17 países e diferentes etnias aparecem desfilando pelas ruas. Entre elas, estão Halima Aden, da Somália, e a modelo plus size Paloma Elsesser.

A marca não testa em animais e está disponível em mais de 1600 lojas ao redor de 17 países. Até o fechamento dessa matéria, não houve informações de quando a marca chegaria em solo nacional, mas vende on-line com entrega aqui. No canal da marca, há vários tutoriais pra gente se inspirar.

Fenty Beauty não é a pioneira a atacar o sério problema de inclusão na indústria. Outras companhias, como MAC, Lacôme, Becca, L’Oréal e Maybelline (com a linha Fit Me disponível no Brasil) já reconheceram a diversidade de seus consumidores. O diferencial é que a linha de maquiagem da cantora já estreou com uma cartela de cores imensa, e não foi lançando aos pouquinhos.

O preço que, infelizmente, não é para todos. Os produtos chegaram nas lojas na faixa do preço das grifes. E aqui eu não quero questionar se o produto vale a pena ou não, mas só dizer mesmo que vai custar um pouco mais caro.

O resultado de tanto esforço para valorizar as diferenças não poderia ter sido outro: as cores mais escuras da base estão esgotadas no site da marca e da sephora estadunidense. Esse fato só prova o que eu venho falando no blog: o público negro está pronto para consumir beleza, só as marcas não percebem isso.

Isso me lembrou uma conversa que eu tive com a representante de uma marca que, lá fora, tinha uma seleção incrível de bases para pele negra, mas, aqui no Brasil, só trouxe duas cores. Questionada o porquê dessa postura, eu recebi um “base pra pele negra não vende!” e eu tive que rebater “óbvio, se não tem disponível, como a gente vai comprar?”.

Outro grande forte da marca é que tem uma mulher negra lucrando com isso tudo. Negra Rosa já discutiu aqui como sua imagem se tornou ato político ao longo dos anos, principalmente depois de sua linha de maquiagem somente para pele negra.

Quer fortalecer esse esquema? Fiz uma lista de marcas de maquiagem que pessoas negras são donas.

Nacionais: 
Negra Rosa
Divas Bllack
Muene

Internacionais:
AJ Crimson
Ashunta Sheriff Beauty
Beauty Bakerie
Coloured Raine
Fenty Beauty
Juvia’s Place
IMAN Cosmetics
OMGLO
Pat McGrath

10 thoughts on “Base para pele negra vende?

  1. Eu amei seu texto e comecei a refletir, eu tenho 33 anos, fui ter minha primeira base aos 29 anos, ainda faço uso dessa, mais estou experimentando a Negra Rosa, no qual estou adorando! Aí começamos a pensar como as coisas estão caminhando, já houve uma mudança bem legal! Lógico que ainda falta muito, já estou começando a ficar mais empolgada em vista do que vivi a 15 anos atrás!

  2. Amei o texto e a dica das marcas! Estou caçando a minha da negra rosa!!

    A cada texto q leio alguém falando que base para pele negra não vende me dá vontade de sair gritando por aí que estamos loucas para consumir, parar de ficar cinzas, laranja ou parecendo que queremos clarear nossa… Ponham pra vender, esperem um período de teste e depois inventem uma nova desculpa… Exatamente por esse motivo quero comprar a da Negra Rosa: ela batalhou, foi atrás, não esperou fazerem por ela, ela foi e fez por nós, temos que valorizar!

  3. Oi, gostei muito do seu texto e só queria acrescentar que a Iman Abdulmajid, ex-modelo somali, também tem uma linha de maquiagens que tem muito cuidado em pensar a pele negra, a IMAN Cosmetics.
    Vale a pena dar uma olha no site dela.

    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *